O Treinamento Excêntrico na Prevenção de Lesões dos Isquiotibiais e LCA

Uma deficiência na força muscular é colocada como um fator de risco para lesão nos isquiotibiais (Yamamoto, 1993; Worrell, 1994). Esta musculatura tem um papel importante na prevenção das lesões de LCA (ligamento cruzado anterior), visto que sua contração previne o deslizamento anterior da tíbia em relação ao fêmur.

O estudo de Askling et al. 2003, com jogadores de elite do futebol sueco, nos leva a crer que, a flexão de joelho em máquinas do tipo YO-YO¹ (figura) para trabalho excêntrico, realizados em pré-temporada, evita consideravelmente o número de lesões da musculatura isquiotibial.
.

Os resultados mostram que a ocorrência de lesão nos isquiotibiais é baixa no grupo que realizou o treinamento complementar (3/15) em relação ao grupo controle (10/15). Os resultados mostram um incremento significativo na força muscular excêntrica e concêntrica da flexão do joelho, além de melhor a velocidade máxima de 30 metros dos jogadores.
.
Outro estudo que vai de encontro com estes dados é o de Arnason et. Al 2007, no qual o treinamento excêntrico utilizando um exercício simples, o “nordic hamstring” (Vídeo), diminuiu o número de lesões em jogadores profissionais da Noruega e Islândia.
.
O estudo de Mjølsne et al. 2004 com jogadores universitários de futebol da Noruega, compara o treinamento utilizando o “nordic hamstring” em relação à flexão de joelho em aparelhos convencionais de musculação, mostrando um incremento significativo na força excêntrica na flexão do joelho do grupo que utilizou o exercício “nordic hamstrig”.
.
.
Como proposta de programa de prevenção de lesão de isquiotibiais e LCA, o incremento de um programa de treino neuromuscular utilizando o exercício “nordic hamstring”, pode ser empregado no próprio campo de treinamento sem a necessidade de equipamentos especiais. É importante iniciar com poucas repetições e séries e ir aumentando as mesmas de forma gradual, até chegar ao número de 2-4 séries de 8-12 repetições.
.
¹Na tecnologia yo-yo a força exercida durante a ação concêntrica do músculo (movimento de empurre) aumenta a rotação da roda e armazena energia cinética na roda posta em movimento. Na transição do movimento concêntrico para o excêntrico a direção do movimento da roda se mantém, levando assim o cabo a se enrolar novamente na roda, obrigando a musculatura a trabalhar de forma excêntrica freando o movimento, diminuindo assim a velocidade de giro da roda e alongando o músculo. Para mais informações acesse: http://www.yoyotechnology.com/
Como opção para um treinamento em especificidade no futebol existe o versapulley “cone para trabalho excêntrico”. Para mais informações acesse: http://www.versaclimber.com/VP_sport.htm
.
Bibliografia de apoio
.
Arnason A, Andersen T E, Holme I, Engebretsen L, Bahr R. Prevention of hamstring strains in elite soccer: an intervention study. Scand J Med Sci Sports 18: 40–48, 2008.
.
Askling, C,. J, Karlsson and A, Thorstensson. Hamstrings injury recurrence in elite soccer players after preseason strengh training with eccentric overload. Sacandinavian journal of medicine and science in Sport 13: 244-250, 2003.
.
Mjølsnes R, Arnason A, Osthagen T, Raastad T, Bahr R. A 10-week randomized trial comparing eccentric vs. concentric hamstring strength training in well-trained soccer players. Scand J Med Sci Sports 14: 311–317, 2004.
.
Classes presenciais de treinamento da força nos deportos coletivos com o Prof.º Dr. Julio Tous no curso acadêmico 2009/2010 do Master profissional de alto rendimento em deportos de equipe. Barcelona, Espanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário